sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Receita da Semana: Arroz de Pato



Ingredientes:5 dentes de alho
2 cebolas
1 cenoura
1 bouquet garni
Ervas: tomilho, alecrim, louro, salsa e cebolinha (a gosto)
Talos de salsão (a gosto)
Azeitona preta sem caroço (a gosto)
Vinho tinto (a gosto)
1 colher rasa (sopa) de farinha porcini (ingrediente secreto)
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Ervilha francesa (a gosto)
1kg de arroz parboilizado
1 chouriço espanhol sarta picante
Azeite (a gosto)
Cogumelo de Paris (fresco)

Modo de preparar:
Tempere o pato sob a pele com uma mistura de um dente de alho amassado, um pouco de azeite e as ervas, deixando marinar por 12 horas. Asse em fogo muito baixo por cerca de 5 horas. Separe a carne da carcaça e reserve as duas. Reserve também um pouco da gordura do tabuleiro para iniciar o refogado do arroz. Faça o caldo da receita: asse um pouco os ossos e depois ferva com uma cenoura, talos de salsão, uma cebola e um bouquet garni.

Na panela do arroz (de preferência de barro), refogue no azeite um pouco de gordura de pato, um chouriço espanhol sarta picante, uma cebola picada, uma cebola cortada em pedaços grandes e 3 dentes de alho. Acrescente o arroz parboilizado ao refogado e deixe fritar um pouco. Salgue um pouco e acrescente vinho tinto. Deixe evaporar, acrescente uma colher rasa de farinha de porcini e caldo até cobrir o arroz em 2 dedos. O arroz deve ser desligado antes do cozimento total al dente para cru.

Em outra panela, faça um refogado de alho e salsa no azeite. Acrescente o cogumelo de Paris cortado em fatias. Quando estiver no ponto, acrescente a carne de pato, azeitonas pretas sem caroço, ervilhas francesas, salsa e cebolinha. Junte o arroz, despeje em uma travessa rasa e leve ao forno médio por 5 minutos para secar um pouco. Ao servir, polvilhe com tomilho. 
Tempo de preparo: 6h30 + marinada de 12h

Fonte: gnt.globo.com
Imagem: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...