quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Casa Cor discute sustentabilidade através do projeto Atelier Criativo


Há quatro anos o Sebrae Ceará apresenta na CasaCor o projeto Atelier Criativo. Desta vez o espaço projetado de um hostel é ocupado por doze criadores cearenses que trabalharam o tema proposto pela CasaCor: Brasilidade.
O espaço do hostel foi conceitualmente inspirado nos albergues-design espalhados nas capitais turísticas de grandes cidades que tem como modelo de negócios atrair o viajante pela sua arquitetura contemporânea, espaços clean e modernos, além de atendimento personalizado. Outra inspiração foi o Hotel des Artistes, construção histórica da cidade de Nova Iorque que abrigou grandes artistas ao longo da história.
O ar cosmopolita do conceito do espaço, aliado à exposição dos doze criadores e o modelo de negócio do hostel criam a mescla de originalidade do espaço que vai inspirar os visitantes da Casa Cor 2015.
A proposta do projeto é servir de mostra qualificada do trabalho de diversos profissionais cearenses da chamada Economia Criativa. E tem como público alvo prioritário empresas que trabalham nos segmentos da Economia Criativa. O evento acontecerá às quintas-feiras a partir de 19h, no ambiente do Atelier Criativo e terá vagas limitadas.


Diálogos Criativos
Os Diálogos Criativos são conversas promovidas entre especialistas convidados e os criadores que são expositores do Atelier Criativo. A intenção é aprofundar temas sobre gestão empresarial, atividade que complementa todo o processo facilitação de criação de coleção que foi feito junto às empresas expositoras. Serão tratadas questões de gestão, mercado, sustentabilidade e estratégias empresariais para os negócios criativos. Cada encontro terá um tema específico e um convidado que fará a mediação do diálogo sobre o tema.

22 de Outubro  
Painel: Sustentabilidade nas pequenas empresas
Esse painel aborda a importância de pequenas empresas terem no seu planejamento uma estratégia de sustentabilidade que possa servir como resposta às demandas de mercado, redução de custos e otimização de processos na fabricação, além de fazer cada empreendimento ter consciência sobre sua responsabilidade como criador de produtos para consumo.
Convidado: Ávila Capibaribe
Criativos: Alysson Aragão, Jomara Cid, André Castro e Rafa Castro
Avila Capibaribe é professor em Economia Sustentável na Fundação Getúlio Vargas, apresentador do programa Reflexões sobre Sustentabilidade, Biólogo, Mestre em Meio Ambiente e CEO da empresa Pureatmospherebrasil.

29 de Outubro
Painel: Comercialização de Produtos Criativos
Esse painel aborda as tendências de consumo atuais, novas formas e estratégias de comercialização, abordagem e fidelização de clientes, diversificação de canais de comercialização e internacionalização de produtos criativos.
Convidada: Mônica Tomé
Criativos: Gabriela Albuquerque, Hadji Aires, Zé Filho, Lígia Nântua e Marcelo Lima
Mônica Tomé é articuladora da área de Mercado do Sebrae Ceará.

05 de Novembro
Painel: O Novo Empreendedorismo
O painel aborda as tendências do empreendedorismo atual que desenvolve novos modelos de negócios, novas abordagens aos mercados tradicionais, cria valores que envolvem os clientes. As pequenas empresas precisam pensar além dos negócios, quais as causas que os negócios mobilizam e como os consumidores se relacionam com esses negócios e causas.
Convidada: Beatrice Melo
- Celina Hissa, Mark Greiner, Juliana Veras e Nathalia Canamary
Beatrice Melo é Co-Founder do Instituto Felipe Martins de Melo, tem mestrado em Sustainability in Fashion na Alemanha, estudou empreendedorismo social na Copenhagen Bussiness School, Fashion Business na University of Arts London e Especialização em criação de Imagem e Styling no Senac São Paulo.

12 de Novembro
Painel: Branding para criativos
O painel aborda as estratégias marketing, planejamento, comunicação e design que pequenas empresas podem utilizar para consolidar a construção de sua marca e como essa marca dialoga com seu público consumidor.
Convidado: Chico Neto
- Jô de Paula, Kallil Nepomuceno e Roberto Dias
Chico Neto é publicitário, professor do curso de Publicidade da Universidade Federal do Ceará, especialista em Design e Branding.

Os encontros ocorrerão às quintas a partir de 19:00 no espaço do Atelier Criativo e atendem ao público visitante da Casa Cor com limite de lotação do espaço.
Pessoas interessadas podem fazer pré-inscrição no site.  Essa inscrição não dá acesso ao evento, é necessário que a pessoa compre o ingresso na portaria da Casa Cor.


Participantes da Exposição Atelier Criativo Brasil 2015

Ahaze
Coleção Maracatu
Designers: Gabriela Albuquerque, Hadji Aires e Zé Filho

Alysson Aragão
Coleção Deluxe Maysa

Catarina Mina
Coleção Tropicalismo
Designer Celina Hissa

Ferrer Corsets
Coleção Sol, Mar e Sertão
Designer Marcelo Lima

Fridíssima
Coleção Andanças
Designer Lígia Nântua

Jo de Paula
Coleção Vereda Tropical

Jomara Cid
Coleção Corpo, inspirada no Grupo Corpo

Kallil Nepomuceno
Coleção Xingu

Mar del Castro
Coleção Redes na Varanda
Designers André Castro e Rafa Castro

Mark Greiner + Juliana Veras
Coleção Reinações, inspirada na literatura infantil de Monteiro Lobato.

Nathalia Canamary
Geometria Orgânica, inspirada na obra de Burle Marx

Roberto Dias
Cores do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...