segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MAXIMODA 2015


A oitava edição do MaxiModa, Seminário de Business de Moda do Nordeste aconteceu na última sexta-feira (21/08) no Cine UCI Ribeiro - Iguatemi. O evento criado por Márcia Travessoni sempre leva ao público um ciclo de palestras com o objetivo de transformar o cenário da moda no Ceará. Este ano um dos destaques da programação foram as palestras de Carlos Ferreirinha (presidente da MCF Consultoria, líder brasileira em gestão de luxo) e das irmãs Damylla e Jordana Damiani, que estão à frente do estilo e do setor comercial da marca de jeanswear Damyller.

Carlos Ferreirinha que também é ex-CEO do Grupo Louis Vuitton no Brasil, falou sobre gestão de luxo no País. Ele começou falando que o brasileiro era simplório, que nos últimos 20 anos passou por um ciclo de amadurecimento, um bom exemplo disso era o Leite de Rosas que era o preferido da nação. E atualmente temos grandes marcas internacionais abrindo lojas cada vez mais no Brasil. E que, portanto, é necessário entender as mudanças que aconteceram para traçar estratégias de vendas mais eficientes.


Ferreirinha falou sobre importância das redes sociais, dizendo que o Instagram é a maior ferramenta de estímulo de vendas no Brasil e a maior parte das empresas ainda não sabem usar. O facebook é basicamente o que era o site das empresas no passado, e o site das empresas virou o Wikipédia.


A média mundial de conexão online é de 3h e meia, e a média brasileira é de 9.6, isto é, quase 10 horas. Então, precisamos readequar as nossas estratégias e da nossa capacidade de entender o que está acontecendo no nosso país. O Brasil de hoje é diferente do simplório de 20 anos atrás, hoje somos um país de lojas apple, forever 21 que são marcas que estão se expandindo para o nordeste e centro-oeste. Precisamos entender o que eles fazem para despertar tanto desejo. Mas, algo muito interessante é que um dos restaurantes desejo da região sudeste é daqui, que é o Coco Bambu. Sendo um dos restaurantes mais desejados pelos shoppings de São Paulo e Rio de Janeiro. É uma grande mudança do nosso mercado! O produto precisa ser interessante, bom e atingir relevância contemporânea, ou seja, dialogar pelo desejo e não pela necessidade. Estamos no momento de despertar sensações e isso o mercado de luxo faz muito bem e o Brasil precisa aprender a fazer.
“O Paladar não retrocede”

Segundo Carlos: “Nem todas as marcas podem ou devem ser de luxo, mas todas as marcas podem aprender com a inteligência desse tipo de gestão”, e todo empresário precisa ter em mente que, mesmo em tempos de crise, o paladar brasileiro não retrocede. Por exemplo: ninguém tem saudade de dirigir um carro com direção dura, depois de ter um com direção hidráulica. “As grandes marcas se reinventam sempre para continuarem vivas”. E nós precisamos fazer isso também!

Damylla e Jordana Damiani

As irmãs Damylla e Jordana Damiani, que estão à frente do estilo e do setor comercial da marca de jeanswear Damyller, encerraram o evento em grande estilo. A marca já abriu 124 lojas próprias, possuindo espaço em Boston, nos Estados Unidos, e na Galeria Lafayette, em Paris. Durante a palestra explicaram a necessidade de fazer um reposicionamento da marca, que era muito tradicional e hoje, aderiu aos catálogos e aprimorou os seus processos criativos. “Nós sentimos necessidade de profissionalizar a marca cada vez mais”, disse Jordana. Destacaram a importância do uso do banco de dados e das novas tecnologias para saberem exatamente quando, por quem e qual peça foi comprada em qualquer lugar do País. E em cima dessas informações e das pesquisas de tendências é que as coleções são criadas.

A personalização do cliente também é um ponto forte da Damyller, por isso, o seu grande diferencial é ter várias opções de ganchos e shapes de jeans. Segundo Damylla:
 “O nosso maior desafio é encantar o cliente, lançar peças novas, reinventar os processos. É impossível ir na Damyller e não achar o jeans perfeito para você”.
A marca também é referência em sustentabilidade, pois adota estratégias ambientalmente sustentáveis, sendo comparada com marcas internacionais. Toda à água usada durante a confecção das peças é tratada e devolvida aos rios, o que gera uma economia de 42 milhões de litros. Um grande exemplo a ser seguido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...