quarta-feira, 15 de abril de 2015

Como ter uma alimentação Saudável e Euilibrada


Atualmente, vem crescendo cada vez mais a preocupação em ter uma alimentação saudável e equilibrada. E para planejar uma alimentação equilibrada, é necessário compor o cardápio do dia com todos os nutrientes de que o organismo necessita. Tanto o excesso quanto a falta de algum nutriente podem acarretar problemas de saúde.
Ao planejar a refeição, use a criatividade para preparar pratos, evitando a monotonia. Aproveite os alimentos integralmente, inclusive os talos, as folhas e as cascas, pois é lá que estão a maioria dos nutrientes.

Compre verduras, legumes e frutas da época. Assim você economiza e garante a qualidade dos alimentos. Uma alimentação balanceada deve fornecer as substâncias nutritivas essenciais à saúde. Ela deve incluir proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e água.
Devemos consumir todos os tipos de alimentos em quantidades adequadas para que sejam fornecidos todos os tipos de nutrientes de que o corpo precisa.

Uma alimentação equilibrada, deve ser feita da seguinte forma: selecionar criteriosamente os alimentos e adotar cuidados básicos de higiene, para que ela seja saudável e segura. O último passo para fazer da alimentação uma verdadeira aliada da saúde é a adoção de práticas como as descritas abaixo:

·       Coma na hora certa
Procure fazer as refeições sempre no mesmo horário, pois, assim o organismo funciona melhor.
·       Coma o suficiente
Tudo que se come exagerado, dificulta a digestão e pode causar um grande mal-estar. O ideal não é comer muito e sim o suficiente.
·       Não tenha pressa
Apressa é inimiga da perfeição, então procure apreciar sempre o sabor, o alimento deve ser mastigado bem, sem pressa, até ser triturado. Fazendo isso o estômago trabalha menos e os nutrientes são melhor aproveitados.
·       Evite preocupação nas refeições
Problemas emocionais na hora em que se está comendo, pode diminui o apetite e dificulta a digestão. Desligue-se de tudo na hora das refeições, procure um ambiente tranquilo, sem televisão, sem conversas. Enfim, o momento das refeições é para comer, lembrem disso.
·       Beba líquido na medida e na hora certa
Os líquidos não devem ser ingeridos durante as refeições, pois atrapalha o processo digestivo. Mas, devemos ingerir de 08 a 10 copos por dia de água, pois a água desintoxica o organismo. E é muito bom ao acordar tomar em jejum pelo menos um copo de água.
·       Faça uma dieta equilibrada 
Para isso devemos incluir na nossa dieta os alimentos dos três principais grupos, que são: construtor, regulador e energético, assim garantirá o consumo de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água que são essenciais em qualquer alimentação.
·       Evite frituras e alimentos gordurosos
Deve ser abolido por qualquer pessoa. Por que aumenta o colesterol, o peso e ainda prejudica na digestão. Além de causar muito mal ao estômago, fígado e ao coração é claro.
·       Não belisque entre as refeições
Isso é muito errado, atrapalha muito as refeições e geralmente os petiscos são calóricos, não fazendo bem a ninguém.
·       Monte o prato com alimentos de cores diferentes
Quanto mais colorido, mais nutritivo será o prato.
·       Facilite a digestão
Após as refeições, procure se movimentar, como: uma caminhada.

Imagens: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...