sexta-feira, 29 de junho de 2012

Destino Lua de Mel: Bariloche


Por Luciano Rocha – Turismólogo e Artista Plástico

Um passeio que você não pode deixar de incluir em seu roteiro turístico é conhecer a gelada Bariloche. A lindíssima cidade do sul da Argentina, que conquistou o mundo com suas belezas naturais e sua estação de esqui. A cidade é maravilhosa em qualquer estação do ano, mas é no inverno, onde ela adquire uma magia toda especial. A pequena cidade de San Carlos de Bariloche, na província de Rio Negro, é famosa por suas montanhas geladas, no inverno e no verão, pelo seu belo lago e florestas de pinheiros.

Como chegar
Aeroporto de Bariloche
A melhor maneira para se chegar a Bariloche é de avião. Os vôos partem, normalmente de Buenos Aires ou do Rio e São Paulo (vôos charters). A vantagem do vôo fretado é ser direto, sem escalas, mas é bom ficar atento, pois algumas empresas oferecem esse mesmo vôo com conexões, daí não compensa. Algumas pessoas vão de carro, mas considero a viagem muito cansativa! Mesmo indo por Mendoza, na Argentina, pois como o tempo é muito instável você pode ter surpresas desagradáveis ao longo do caminho.

Onde se hospedar
Café da manhã do Hotel Cristal (onde me hospedei em Bariloche)
Bariloche é muito bem servida no quesito hospedagem. A infra-estrutura hoteleira da cidade é boa e cresce a cada dia. Além dos hotéis no centro da cidade, há opções de bangalôs e cabanas bem localizadas às margens do lago. Não vamos dar nenhuma dica, pois em qualquer lugar que você fique, do mais chique ao mais simples, os serviços são sempre muito bons.

Para passear
Casa de chocolates Mamuscha, uma das mais importantes de Bariloche
Esta é uma cidade que pode ser visitada a pé. O que é uma grande vantagem, pois não temos preocupações com ônibus, metrô ou taxi. Além disso, todos os bons restaurantes também se concentram no centro da cidade, bem como as lojas de roupas, casacos e dos famosos chocolates
Vista do Cerro Campanário
Além disso, a estrutura de turismo é muito boa e há vários passeios disponíveis. Os passeios padronizados são vendidos por pequenas agências distribuídas pela cidade. Os translados destes passeios são feitos por ônibus ou vans. Os mais importantes e que eu recomendo são:
Hotel Llao Llao
- O Circuito Chico é um passeio destinado a pessoas que só têm um dia em Bariloche. Inclui uma volta dentro do hotel Llao Llao, subida ao Cerro Campanário, paradas em pontos estratégicos da cidade e visita à loja dos produtos feitos com a famosa Rosa Moschetta (uma planta multifuncional da região).
Alimentando as gaivotas no Lago Nahuel Huapi
- Viajar pelos lagos que ficam ao norte de Bariloche é outro passeio imperdível, pois são de beleza impressionante. A viagem à Villa la Angostura e San Martin de Los Andes é um dos mais belos caminhos de nosso planeta. 
Bosque dos Arrayanes
- Aproveite também para visitar a ilha Victoria e bosque dos Arrayanes, que inspiraram Disney a desenhar o cenário das árvores de seu famoso desenho animado, Bambi. A viagem de barco no lago Nauel Huapi é muito bonita. Se o dia estiver bom, você vai ficar maravilhado com a combinação do azul da água do lago, das árvores, da neve e do céu azul. O ponto alto do passeio é quando se sobe no barco para alimentar as gaivotas, as fotos ficam perfeitas.
Cerro Tronador
- Não conhecer o Cerro Tronador é não ir à Bariloche. A viagem é incrível, onde se passa por lugares únicos com paisagens deslumbrantes. Para se chegar lá, tem que entrar em um parque preservado onde você se depara com lagos, rios e muitas, muitas trutas. No final, um lago congelado, geleiras negras e ela, a maior montanha de Bariloche, o Cerro Tronador, com suas avalanches de neve e mais geleiras negras. A montanha é um vulcão adormecido. Vá muito bem agasalhado, pois as temperaturas naquele lugar são sempre abaixo de zero.
Cerro Catedral
- O principal passeio e que mais justifica a viagem é visitar Cerro Catedral e ver a grande área de montanhas nevadas. Subir no bondinho (ferro carril) e continuar nas cadeirinhas que levam ao restaurante no topo da montanha é uma boa pedida para os pedestres. De lá, se o tempo estiver bom, pode-se ver a cordilheira dos Andes até o Chile. O chocolate quente tomado no alto da montanha tem sabor especial, mas o bom mesmo é ver a neve, muita neve!

Bem, agora é arrumar as malas e visitar os nossos Hermanos argentinos. Tenho certeza que eles estão de braços abertos para recebê-los, principalmente agora que nossa moeda está tão valorizada. Boa Viagem a todos!

O nosso blog agradece ao Luciano Rocha do Arte e Vida de Luciano Rocha, por todas as dicas valiosas! 

Gostaram? Vem mais por aí...

Um comentário:

  1. A viagem foi fantástica. Temos um paraíso tão pertinho de nós. Nem precisamos ir à Europa para ver neve. Ela está ali, na Argentina. Espero que tenham gostado da dica.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...