sábado, 11 de dezembro de 2010

DICAS DE ETIQUETA: Comportamento à mesa


    
          Jantares são uma grande desculpa para se vestir bem, desfrutar de uma boa refeição e ampliar os seus contatos! Chegue no horário, mas não com antecedência!  A anfitriã ainda poderá estar fazendo arranjos de última hora. A primeira coisa a fazer é saudar a anfitriã. Isso tem prioridade sobre a saudação aos seus amigos e sobre os aperitivos. Observe o clima. Você não quer se pegar comendo a salada quando alguém for fazer uma oração de agradecimento ou estiver bebendo vinho quando um brinde for feito.
         Nos jantares self-service, comece com pequenas porções, para ter certeza que haverá comida para todos. Normalmente, os pratos serão passados novamente. Cumprimente a anfitriã pela refeição, mesmo que você saiba que foi comprada. Esforce-se para conhecer as pessoas sentadas perto de você. Concentre-se nelas e não no que está no seu prato! Não faça perguntas às pessoas quando estiverem levando comida à boca.  Fique pelos menos 30 minutos a 1 hora após a mesa ter sido retirada e as louças lavadas. Se for um jantar informal, ofereça-se para fazer essas coisas. Não saia sem agradecer a anfitriã pela ocasião maravilhosa. Se você não conseguir localizá-la, envie-lhe uma nota no dia seguinte. Não abuse da hospitalidade.

Normalmente, há um momento quando a maioria dos convidados deixa um jantar ou festa. Saia durante essa ocasião. Caso você tenha determinadas necessidades ou restrições alimentares; informe, polidamente, à anfitriã com antecedência, para evitar situações desagradáveis quando a comida for servida.
 
 Elogie o trabalho da sua anfitriã ao criar uma noite agradável para você, relaxe e divirta-se.


     Nos almoços profissionais a iniciativa de pedir a bebida deve partir sempre de quem convidou. Se esse é o seu caso, pode. Desde que saiba que uma taça não vai alterar seu comportamento. Jamais comece a comer antes que os outros. Espere que todos estejam servidos. Em almoço de negócios, quem convida paga.
     Detalhe: homens sempre se levantam para cumprimentar. Mulheres, não. Num restaurante, se por acaso avistar um conhecido, acene discretamente. Permaneça sentado.
                  
Comportamento à mesa:

         ®Na montagem da mesa ou mise-en-place a disposição e quantidade de utensílios variam de acordo com o serviço. Para uma refeição sentada os pratos ficarão no centro, à direita facas e colher, à esquerda garfos, no alto ao centro utensílios para sobremesas, no alto à direita taças, no alto, à esquerda pratinho aparador, o guardanapo pode estar sobre o prato ou do lado esquerdo após os garfos.
         ® A utilização dos utensílios deverá ser de fora para dentro.
         ® No jogo de taças é servido vinho branco, vinho tinto, água, champanhe ou espumante. Os vinhos e a água são bebidos de acordo com o gosto do comensal, estes acompanham a refeição e a champanhe, a sobremesa.
         → Denomina-se utensílios auxiliares as peças que não compõem a mis en place inicial, tais como: bandeja, salva, galheteiro, molheira, mantegueira, porta-guardanapo, réchaud, fondue, samovar, lavanda, porta-talheres e guéridon.
         ® As cores e tecidos das toalhas variam de acordo com a proposta do evento. Podendo ser utilizada desde o branco à cores quentes (azul, vermelho, verde), passando pelos tons pastel (bege, creme, champanhe), as listras, xadrezes e florais  são indicados para ocasiões informais.
         ® O jogo americano dispensa a colocação de toalha na mesa. E combina com qualquer tipo de mesa, ou seja, do vidro a madeira.
® Na decoração pode ser usada velas, flores e frutas naturais ou artificiais, folhagens, legumes e hortaliças, pães e ramos de trigo. Tudo isto em harmonia com uma peça decorativa (fruteira ou prato de centro) e os demais utensílios (pratos, taças e talheres).

A ordem de um cardápio completo é:

Entrada ou hours d`oeuvres
Salada
Ou
Sopa
Primeiro prato (peixes, frutos do mar, aves) ou massas em geral (o risoto como prato também está incluído)
Sorbet
Prato principal (carnes ou caças)
Queijos
Sobremesas
Frutas

         LUGARES À MESA (De acordo com o serviço):

- À FRANCESA: É servido a convidada de honra, demais mulheres e finalizando com a anfitriã. Anfitriões no centro da mesa e convidado de honra às suas direitas.
- À INGLESA: É servido o convidado de honra e os demais presentes sem distinção. Anfitriões nas cabeceiras e convidados de honra às suas direitas.

         TIPOS DE SERVIÇOS:

- À FRANCESA: A copeira ou garçom oferece a travessa ao comensal e o mesmo se serve.
- À INGLESA: Pode ser servido de duas formas:
         - Direto: o garçom é quem serve a comida, colocando-a nos pratos de cada pessoa;
         - Indireto: o garçom apresenta a travessa aos comensais e faz o prato de cada um utilizando-se da mesa auxiliar (Guéridon).
- À AMERICANA: O próprio comensal se serve nas mesas preparadas.

         POSTURA ADEQUADA:

1-      A cadeira destinada à mulher deve ser afastada pelo garçom ou cavalheiro que a acompanhe.
1-      Sente-se próximo à mesa, numa postura elegante e confortável. Não cruze pernas e braços.
2-      Os braços podem ser colocados no colo ou apoiar aos punhos na borda da mesa.

UTENSÍLIOS:

Existem duas maneiras de manejar os talheres:

Estilo Americano

Corta-se com a faca na mão direita e o garfo na mão esquerda firma o que está sendo cortado. Apoiando a faca no canto superior direito do prato, o garfo é trocado para a mão direita e levado à boca com os dentes para cima.

Estilo Europeu

Corta-se com a faca na mão direita e o garfo firmado nos alimentos permanece na mão esquerda, indo à boca com os dentes voltados para baixo.

Ao final, os talheres devem ser colocados no centro do prato, com os cabos para baixo e os dentes do garfo para cima e o corte da faca para dentro, ou à direita, da mesma maneira.

GUARDANAPO:

-         Retire o guardanapo e abra-o colocando no seu colo. Use-o entre a comida e a bebida e em situações de engasgo, espirro ou tosse, mas não esqueça de pedir ao garçom para trocá-lo.
-         Ao finalizar o serviço coloque-o suavemente sobre a mesa, sem dobrá-lo.
-         O guardanapo de papel está presente em ocasiões informais. Deverá permanecer na mesa, mesmo após o seu uso. No final da refeição, dobre-o em forma de quadrado e coloque-o na lateral do prato.
-         As mulheres devem fazer uso de outro guardanapo de papel para a retirada do excesso de batom. Após usá-lo, dobre-o de forma quadrada e deposite-o na lateral do prato.

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