O gerenciamento do tempo pode ser definida de forma simples, como um plano de utilização mais eficiente e eficaz do mesmo. Este plano deve ser criado para atender às necessidades de cada indivíduo. Ele precisa ser flexível para ajustar-se a situações em constante mudança.
O tempo é algo limitado, transitório e efêmero – e por isso mesmo, difícil de se controlar. Se você puder identificar e eliminar ou, pelo menos reduzir consideravelmente as atividades que geram desperdício de tempo, irá encontrar uma maneira de controlar o seu próprio tempo.
É importante saber em que consiste o plano de gerenciamento de tempo, embora cada pessoa tenha sua maneira de tratar do assunto. A apresentação do sistema envolve os seguintes estágios:
Analisar sua carga de trabalho;
Tornar-se organizado;
Delegar tarefas com sucesso;
Aprender a lidar com material impresso;
Aprender a conduzir reuniões;
Aprender a controlar atividades que geram desperdício de tempo;
Aprender a aproveitar ao máximo o tempo livre.
Um plano de gerenciamento de tempo traz várias vantagens, entre os quais podemos mencionar:
• Maior controle
• Aumento da produtividade• Aumento do tempo livre
• Maior transparência
Maior Controle:
Tarefas bem planejadas, objetivos claros, materiais organizados entre outros, irão ajudá-lo a saber exatamente o que está fazendo, quando, por quê, como e por quanto tempo. Assim, você terá seu tempo sob controle.
Aumento da produtividade:
Ao controlar atividades improdutivas, você garante um aprimoramento na qualidade e no desempenho do trabalho. Espera-se então que as tarefas sejam executadas de modo melhor e mais rápido, elevando a produtividade da empresa.
Aumento do tempo livre:
Ao reavaliar por completo sua carga de trabalho, delegar algumas atividades para outros funcionários e eliminar as atividades improdutivas, reduzirá a solicitação que se refere a você, liberando assim, parte de seu tempo.
Maior transparência:
Uma pessoa eficiente sempre espera progredir. E os seus superiores podem reparar que há certas diferenças entre você e seus colegas que sempre estão com tarefas atrasadas, e tais diferenças podem deixá-lo em posição privilegiada se e quando surgirem oportunidades de promoção.
DICAS:
- Agende todos os seus compromissos e faça uma lista de tarefas;
- Planeje a execução das tarefas mais difíceis para os momentos do dia em que você esteja sujeito a menos interrupções;
- Programe algum tempo para você. Desperte meia hora mais cedo ou vá para cama um pouco mais tarde que o habitual para conseguir mais tempo para atividades pessoais no seu dia;
- Priorize o que você precisa realizar. Há uma teoria segundo a qual oitenta por cento das nossas realizações são provenientes de vinte por cento de nossos esforços. Pense de modo estratégico, determine quais são as atividades primordiais, que geram maior resultado, e concentre nelas seus esforços;
- Delegue as tarefas que puder. Se tiver outras pessoas à disposição, recrute-as para ajudar. Isso vale tanto para atividades domésticas quanto profissionais. Para saber como fazer isso leia nosso artigo sobre Liderança no Trabalho - Como Delegar.
- Aprenda a dizer não às solicitações desnecessárias que consomem seu tempo. Por exemplo, não seja voluntário em uma comissão se você não tiver tempo para isso, e decline de convites para eventos que você não terá tempo de assistir;
- Supere a procrastinação. Para isso, leia nosso artigo sobre Como Parar de Adiar Tarefas;
- Evite o perfeccionismo. Não perca tempo buscando obsessivamente aperfeiçoar uma tarefa quando poderia gastar melhor o tempo realizando a próxima.
Lembre-se que a tecnologia deve ser usada a seu favor. Uma agenda eletrônica ou programas de computador podem ser de grande valia para ajudar na sua organização pessoal.
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