terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ETIQUETA NA PRAIA

Chegou o verão, época de curtir uma bela praia. Mas, não esqueça que mesma a praia sendo um ambiente informal, não significa que podemos fazer tudo! Então, seguem algumas dicas do certo e errado no comportamento à beira-mar para você curtir o verão sem pagar mico.

■ Ao escolher a roupa, inclua peças que não limitem você à faixa de areia. Ou seja, mulheres devem levar uma saída de praia ou vestidinho e os homens, uma bermuda mais comprida. Isso evita problemas caso sua turma resolva emendar o dia sob o sol com um restaurante — alguns estabelecimentos proíbem a entrada de banhistas, por exemplo.

■ Quando for sacudir sua toalha para tirar areia, verifique se não vai deixar o vizinho sujo de areia. O mesmo vale enquanto estiver caminhando entre as barracas.

■ Além de feio, usar maquiagem na praia não é saudável. Mesmo que seja à prova d’água, derrete e se mistura ao protetor. Para completar, o efeito é artificial.

■ Jóia: um brinco pequeno. Mas se a vontade de pulseiras, anéis e colares for mais forte que você, escolha acessórios de madeira ou que tenham conchas. 
Papais e mamães precisam de atenção redobrada
■ Papais e mamães devem segurar as crianças para que elas não invadam o espaço do outro.

■ Nada de caixas de som e amplificadores escandalosos — abrir o porta-malas do carro, então, nem pensar! Aliás, para quem quiser muito ouvir música, o ideal é usar fones de ouvido.

■ Namorar na praia não é inadequado. Desde que você não faça um show erótico.

■ Se for jogar frescobol ou futebol na areia, tenha cuidado para não atingir ninguém.
Fumantes devem ter cuidado para não fumar perto demais das outras pessoas
■ Para os fumantes, o principal é não fumar perto demais de outras pessoas ou na beira do mar porque a cinza cai e polui a água. Além disso, jogar a bituca no chão é imperdoável. O ideal é não fumar!

■ Se pretende dar uma cochilada na praia, não esqueça do protetor solar, afinal você não quer paracer um camarão! Caso esteja sozinho, programe o despertador do celular para acordá-lo.
Bicho de estimação e praia não combinam
■ Bichos de estimação e praia não combinam.

■ Você não é o dono da praia. Ou seja: mesmo que tenha chegado cedo, tente não esparramar suas coisas pela areia. Se o grupo é grande e tem isopor e outras coisas, o ideal é procurar deixar tudo em um lugar compacto para não virar acampamento.
Não custa nada jogar o seu lixo na lixeira mais próxima
■ NÃO ESQUEÇA: coloque seu lixo em saquinhos e, quando for embora, JAMAIS — abandone-o na areia. Deixar a praia limpa é obrigação de qualquer cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...