sábado, 23 de outubro de 2010

COMO GERENCIAR SEU TEMPO

O gerenciamento do tempo pode ser definida de forma simples, como um plano de utilização mais eficiente e eficaz do mesmo. Este plano deve ser criado para atender às necessidades de cada indivíduo. Ele precisa ser flexível para ajustar-se a situações em constante mudança.
O tempo é algo limitado, transitório e efêmero – e por isso mesmo, difícil de se controlar. Se você puder identificar e eliminar ou, pelo menos reduzir consideravelmente as atividades que geram desperdício de tempo, irá encontrar uma maneira de controlar o seu próprio tempo.
É importante saber em que consiste o plano de gerenciamento de tempo, embora cada pessoa tenha sua maneira de tratar do assunto. A apresentação do sistema envolve os seguintes estágios:

 Analisar sua carga de trabalho;
 Tornar-se organizado;
 Delegar tarefas com sucesso;
 Aprender a lidar com material impresso;
 Aprender a conduzir reuniões;
 Aprender a controlar atividades que geram desperdício de tempo;
 Aprender a aproveitar ao máximo o tempo livre.

Um plano de gerenciamento de tempo traz várias vantagens, entre os quais podemos mencionar:
 • Maior controle
 • Aumento da produtividade
 • Aumento do tempo livre
 • Maior transparência

Maior Controle:
Tarefas bem planejadas, objetivos claros, materiais organizados entre outros, irão ajudá-lo a saber exatamente o que está fazendo, quando, por quê, como e por quanto tempo. Assim, você terá seu tempo sob controle.

Aumento da produtividade:
Ao controlar atividades improdutivas, você garante um aprimoramento na qualidade e no desempenho do trabalho. Espera-se então que as tarefas sejam executadas de modo melhor e mais rápido, elevando a produtividade da empresa.

Aumento do tempo livre:
Ao reavaliar por completo sua carga de trabalho, delegar algumas atividades para outros funcionários e eliminar as atividades improdutivas, reduzirá a solicitação que se refere a você, liberando assim, parte de seu tempo.

Maior transparência:
Uma pessoa eficiente sempre espera progredir. E os seus superiores podem reparar que há certas diferenças entre você e seus colegas que sempre estão com tarefas atrasadas, e tais diferenças podem deixá-lo em posição privilegiada se e quando surgirem oportunidades de promoção.

DICAS:
  • Agende todos os seus compromissos e faça uma lista de tarefas;
  • Planeje a execução das tarefas mais difíceis para os momentos do dia em que você esteja sujeito a menos interrupções;
  • Programe algum tempo para você. Desperte meia hora mais cedo ou vá para cama um pouco mais tarde que o habitual para conseguir mais tempo para atividades pessoais no seu dia;
  • Priorize o que você precisa realizar. Há uma teoria segundo a qual oitenta por cento das nossas realizações são provenientes de vinte por cento de nossos esforços. Pense de modo estratégico, determine quais são as atividades primordiais, que geram maior resultado, e concentre nelas seus esforços;
  • Delegue as tarefas que puder. Se tiver outras pessoas à disposição, recrute-as para ajudar. Isso vale tanto para atividades domésticas quanto profissionais. Para saber como fazer isso leia nosso artigo sobre Liderança no Trabalho - Como Delegar.
  • Aprenda a dizer não às solicitações desnecessárias que consomem seu tempo. Por exemplo, não seja voluntário em uma comissão se você não tiver tempo para isso, e decline de convites para eventos que você não terá tempo de assistir;
  • Supere a procrastinação. Para isso, leia nosso artigo sobre Como Parar de Adiar Tarefas;
  • Evite o perfeccionismo. Não perca tempo buscando obsessivamente aperfeiçoar uma tarefa quando poderia gastar melhor o tempo realizando a próxima.
Lembre-se que a tecnologia deve ser usada a seu favor. Uma agenda eletrônica ou programas de computador podem ser de grande valia para ajudar na sua organização pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...